"Os cometas passam, apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam. As estrelas permanecem. Os cometas desaparecem. Passam pela nossa vida apenas por instantes, não prendem ninguém e a ninguém prende a eles. Gente que passa pela vida sem iluminar, sem aparecer, sem marcar presença. Importante é ser estrela. Estar presente. Marcar presença. Estar junto. Ser calor, ser vida.
Assim devemos ser. Como estrelas. Estrelas que iluminam momentos escuros. São esperanças no momento de desânimo. Olhando os cometas é bom não nos sentirmos como eles. Olhando cometas é bom sentir-se estrela. Ter vivido e construído uma história pessoal e a história de um País. Ter sido luz para muitos. Ter sido calor para muitos corações.
Ser estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas acima de tudo uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas existido."
Com grande sentido de pesar, que a Secção de Natação do Sporting Clube de Espinho lembrará para sempre tudo o que esta Estrela alcançou, para si, e sobretudo, para todos nós Portugal.
Para Sempre, António Leitão.